Navegação

Operação Lava Jato

Esta é uma página dedicada exclusivamente à cobertura do tema mais presente no noticiário político no contexto pós-eleitoral: a Operação Lava Jato, investigação da Polícia Federal deflagrada em março de 2014 que tem por finalidade apurar um esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a Petrobrás, políticos e grandes empreiteiras. Todos os gráficos abaixo foram produzidos a partir da base de textos e matérias que fazem referência à operação, publicados a partir de 27 de outubro, dia seguinte ao segundo turno da eleição presidencial.

Nesta página encontram-se os gráficos que representam a cobertura agregada dos três jornais impressos estudados (Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo) e do Jornal Nacional no que toca as instituições mais importantes no contexto da investigação – Governo Federal, Congresso Nacional, Judiciário Federal, Polícia Federal e Ministério Público – bem como os partidos políticos com maior representação no Senado – PT, PMDB, PSDB e PSB –, e a presidente Dilma Rousseff. Primeiro, apresentamos séries temporais semanais que correspondem ao acumulado de textos neutros e contrários a cada uma das instituições e a cada um dos partidos nas capas dos jornais impressos e também no Jornal Nacional. Em seguida, apresentamos uma série temporal semanal que corresponde ao acumulado de textos favoráveis, neutros e contrários a Dilma nas capas dos jornais impressos e também no noticiário televisivo.

Instituições: Neutros, Jornais impressos

No gráfico abaixo apresentamos o número de textos de capa sobre a operação Lava Jato que dedicaram valência neutra às Instituições Governo Federal, Congresso Nacional, Judiciário Federal, Polícia Federal e Ministério Público ao longo das últimas doze semanas.

 

Instituições: Negativos, Jornais impressos

No gráfico abaixo apresentamos o número de textos de capa sobre a operação Lava Jato que dedicaram valência negativa às Instituições Governo Federal, Congresso Nacional, Judiciário Federal, Polícia Federal e Ministério Público ao longo das últimas doze semanas.

 

Instituições: Neutros, Jornal Nacional

No gráfico abaixo apresentamos o número de matérias sobre a operação Lava Jato que dedicaram valência neutra às Instituições Governo Federal, Congresso Nacional, Judiciário Federal, Polícia Federal e Ministério Público veiculadas no JN ao longo das últimas doze semanas.

 

Instituições: Negativos, Jornal Nacional

No gráfico abaixo apresentamos o número de matérias sobre a operação Lava Jato que dedicaram valência negativa às Instituições Governo Federal, Congresso Nacional, Judiciário Federal, Polícia Federal e Ministério Público veiculadas no JN ao longo das últimas doze semanas.

 

Partidos: Neutros, Jornais impressos

No gráfico abaixo temos o número de textos de capa sobre a operação Lava Jato que dedicaram valência neutra aos partidos ao longo das últimas doze semanas.

 

Partidos: Negativos, Jornais impressos

No gráfico abaixo temos o número de textos de capa sobre a operação Lava Jato que dedicaram valência negativa aos partidos ao longo das últimas doze semanas.

 

Partidos: Neutros, Jornal Nacional

No gráfico abaixo temos o número de matérias sobre a operação Lava Jato veiculadas no JN que dedicaram valência neutra aos partidos ao longo das últimas doze semanas.

 

Partidos: Negativos, Jornal Nacional

No gráfico abaixo temos o número de matérias sobre a operação Lava Jato veiculadas no JN que dedicaram valência negativa aos partidos ao longo das últimas doze semanas.

 

Dilma: Valências, Jornais impressos

No gráfico abaixo apresentamos o número de textos de capa sobre a operação Lava Jato que mencionaram Dilma Rousseff classificados de acordo com a valência atribuída à presidente ao longo das últimas doze semanas.

 

Dilma: Valências, Jornal Nacional

No gráfico abaixo apresentamos o número de matérias sobre a operação Lava Jato que mencionaram Dilma Rousseff classificadas de acordo com a valência atribuída à presidente ao longo das últimas doze semanas.