Nuvens de termos
Nuvens de termos

Nesta página a equipe do Manchetômetro mostra nuvens de termos feitas a partir de falas dos três presidenciáveis principais daquela disputa eleitoral de 2014. Foram consideradas as transcrições do debate eleitoral organizado pela TV Bandeirantes em 26 de agosto, o debate promovido pelo SBT/UOL no dia 1º de setembro, e também aquele que ocorreu na CNBB em 16 de setembro de 2014. Além dos debates, incluímos no universo a sabatina realizada com os três candidatos pelo jornal Folha de S. Paulo e a entrevista dada por eles ao Jornal Nacional.

Ao contrário da maior parte das nuvens de palavras, as apresentadas aqui mostram os termos específicos mais mencionados por cada um dos candidatos. Esse tipo de análise suprime automaticamente as palavras usadas por todos os candidatos, o que engloba não apenas termos instrumentais usados por todos (“isso”, “aquilo”, “este”, “do”, “da” etc.), mas também os termos muito repetidos pelos três (economia, por exemplo). Vejam quais são os termos mais mencionados por cada um dos candidatos abaixo.

Pronunciamentos de Dilma Roussef: 40 termos específicos

Pronunciamentos de Aécio Neves: 40 termos específicos


 

Pronunciamentos de Marina Silva: 40 termos específicos


Apoie o Manchetômetro

Criado em 2014, o Manchetômetro (IESP-UERJ) é o único site de monitoramento contínuo da grande mídia brasileira. As pesquisas do Manchetômetro são realizadas por uma equipe com alto grau de treinamento acadêmico e profissional.

Para cumprirmos nossa missão, é fundamental que continuemos funcionando com autonomia e independência. Daí procurarmos fontes coletivas de financiamento.

Conheça mais o projeto e colabore: https://benfeitoria.com/manchetometro

Compartilhe nossas postagens e o link da campanha nas suas redes sociais.

Seu apoio conta muito!

Publicação anterior

01/08/2014 - Nesta página apresentamos um estudo das manchetes propriamente ditas dos três jornais da base (Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo). Consideramos manchete somente a chamada ...
Próxima publicação

03/10/2014 - O estudo feito no âmbito do LEMEP acerca da cobertura das eleições presidenciais de 2010 na grande mídia imprensa mostrou um número muito alto de escândalos no material noticiado. Naquele ...